Porto Alegre

Nova estrutura

Câmara de Porto Alegre aprova reforma administrativa

Projetos votados reorganizam prefeitura a partir da nova gestão. Serão 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias

GZH

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei da reforma administrativa que reorganiza a estrutura da prefeitura da Capital a partir da nova gestão. A proposta foi encaminhada pelo prefeito Sebastião Melo no início da semana e aprovada após oito horas de debate, em sessão extraordinária. 

Com as alterações, a prefeitura terá 19 secretarias, oito estruturas indiretas e duas secretarias extraordinárias - uma delas já foi implementada, a de Enfrentamento ao Coronavírus. De acordo com o modelo encaminhado pelo Executivo, os órgãos atuarão em conformidade com quatro eixos: o eixo Gestão, chamado de "Eficiência da máquina pública", o de Serviços Públicos, que cuidará da gestão da cidade, o Desenvolvimento Econômico, também chamado "Porto Alegre tem solução", e o Desenvolvimento Social, alcunhado "Compromisso com as pessoas". Os gabinetes de Inovação e da Causa Animal ficarão diretamente ligados ao gabinete do prefeito. Já a área de Relações Internacionais fará parte do gabinete do vice-prefeito.

A reforma também extingue um cargo de secretário extraordinário e 11 vagas de CC5. Com essa redução, ficam abertas quatro vagas de secretários, com seus respectivos adjuntos. A secretaria de Planejamento ficará separada da Administração, assim como fica separada a secretaria de Obras da secretaria de Mobilidade. 

Será criada a pasta de Regularização Fundiária e Habitação, responsável pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab), além da pasta de Esporte e Lazer.

A respeito dos salários, ocorrerá a equiparação nas remunerações dos secretários adjuntos, que passarão a receber por subsídio fixo, sem gratificações, como ocorre com os titulares. Atualmente, alguns adjuntos ocupam cargos comissionados, e podem receber gratificações, o que impacta em remunerações superiores aos secretários.

Ao enviar a proposta para aprovação do Legislativo, o Executivo ressaltou que as mudanças não acarretariam em "qualquer aumento de custo para os cofres municipais" e que a nova estrutura da prefeitura foi desenvolvida para "reorganizar as competências na lógica de dar mais efetividade à execução dos serviços e desenvolvimento de projetos para a cidade".

— O objetivo é claro: dar respostas mais eficientes à população e construir uma Porto Alegre melhor para se viver — disse Melo, na ocasião.

A proposta foi encaminhada mediante dois projetos de lei: o PLCE 001/21, aprovado por 25 votos favoráveis e 10 contrários, e o PLE 01/21, que recebeu 24 votos a favor e 10 contra. 

Confira como fica a nova estrutura:

Gestão

  • Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Procempa)
  • Secretaria de Administração e Patrimônio
  • Secretaria de Transparência e Controladoria
  • Secretaria de Governança Local e Coordenação Política
  • Secretaria da Fazenda (Previmpa)
  • Secretaria de Parcerias
  • Procuradoria-Geral do Município

Serviços Públicos

  • Secretaria de Serviços Urbanos (DMLU)
  • Secretaria de Obras e Infraestrutura
  • Secretaria de Mobilidade Urbana (Carris e EPTC) Dmae (indireta)

Desenvolvimento Econômico

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
  • Secretaria de Urbanismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade
  • Secretaria da Cultura

Desenvolvimento Social

  • Secretaria da Saúde
  • Secretaria de Segurança
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria de Desenvolvimento Social (Fasc)
  • Secretaria de Esporte e Lazer
  • Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Demhab)
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