A faixa reversível da avenida Oscar Pereira, no bairro Glória, em Porto Alegre, foi voltou a ser instalada na manhã desta quinta-feira (28). Devido ao baixo movimento durante a pandemia e o período de férias, a operação estava suspensa.
Uma das avenidas de maior movimento na Capital e que liga a Zona Sul ao Centro, a Oscar Pereira, vinha apresentando congestionamento nos últimos dias, o que gerou reclamações de motoristas. O motivo: a desativação da faixa reversível.
De acordo com a Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC), o fluxo de veículos foi monitorado diariamente desde a pausa na operação no dia 8 de janeiro. No entanto, os últimos dias apresentaram grande lentidão no trecho entre a Avenida Herval e a Rua da Gruta, passando dos habituais seis a oito minutos, para 15 minutos em alguns momentos.
Dirigente de fiscalização de trânsito da EPTC, Leandro Coelho, afirma que o comportamento do trânsito nesse período de pandemia está atípico:
— Não temos um comportamento linear do movimento, com uma média de circulação estável entre os dias da semana, como normalmente ocorre. Em razão disso, definimos voltar com a operação para melhorar o fluxo.
Na manhã desta quinta-feira (28), pouco antes da instalação da faixa reversível, já havia fila de veículos e lentidão. Após as 6h45min, quando uma das pistas que leva para a Zona Sul foi invertida, a situação melhorou.
A ideia da EPTC é manter a faixa reversível por tempo indeterminado no horário de pico da manhã, entre as 6h45min e as 8h45min. No entanto, o local segue com monitoramento para alterações, se houver necessidade.