O padre Remi Maldaner espera os fiéis na porta para a missa, que vai começar às 19h. É a semana mais importante do ano no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro que leva o nome dela, na zona norte de Porto Alegre. A festa à santa é tradição há 146 anos.
Ali está ocorrendo uma Setena: seis dias de missas que culminam na celebração do dia 2 de fevereiro. Antes disso, todos os dias pela manhã, as portas da igreja são abertas para quem quiser chegar perto da imagem da santa e orar. Uma lojinha vende escapulários, imagens, medalhinhas e até máscaras com a imagem de Nossa Senhora.
A pandemia provocou várias mudanças na Festa de Navegantes. Em vez de molhar a mão com água benta para entrar na igreja, os fiéis agora passam álcool gel. Só é permitida a entrada de 100 pessoas, onde antes cabiam 300 (as missas são transmitidas pelo Facebook), e voluntárias limpam a estrutura de madeira onde os fiéis se ajoelham para fazer as orações, cada vez que é usada.
Mas a maior mudança é que, pela primeira vez em mais de um século, não vai ocorrer a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. A imagem percorrerá pontos da capital em cima de um caminhão.
Gerente de projetos de uma empresa de tecnologia, Carmen Vera Lopes da Silva participava da procissão desde 2015. Para substituir a tradição, foi à missa para agradecer a mãe de pertinho e pedir proteção à família. E só de ver a imagem, já sentiu “uma energia”.
– Vem uma coisa muito boa. E como a igreja está meio vazia, a sensação de paz é maior ainda.
No dia 2, a celebração presidida por Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, às 9h, não será aberta ao público, mas terá transmissão pelo Facebook do Santuário de Navegantes, além dos canais de televisão da RDC TV (NET/RS Canal 524) e TV Urbana (opera via canais 55 UHF e 11 da NET). A
A partir das 10h30min, iniciará a carreata, que passará pela Catedral Metropolitana de Porto Alegre, pela Paróquia do Santuário de Santa Rita de Cássia Porto Alegre, pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, pelo Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus e pelo Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Só será permitido o acompanhamento de 10 veículos por trajeto.
Quem é Nossa Senhora dos Navegantes?
- Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dados à mãe de Jesus, Maria.
- Acredita-se que a devoção à divindade começou ainda na Idade Média. Nas Cruzadas, europeus já invocariam sua proteção ao entrar no Mar Mediterrâneo para chegar à Palestina.
- No Brasil, a fé em Nossa Senhora dos Navegantes chega por meio dos navegadores portugueses, na Era dos Descobrimentos.
- De colonização açoriana, Porto Alegre é uma das cidades onde o culto à Santa é mais disseminado, fazendo do dia 2 feriado municipal.
- Na imagem, ela tem no colo o menino Jesus, que segura uma âncora. Decorado com flores, o barco que a carrega traz a palavra “esperança”.