O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou, nesta sexta-feira (4), a data para a inauguração parcial da nova ponte do Guaíba, na BR-290, na Região das Ilhas, em Porto Alegre. Com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, a cerimônia deve ocorrer na próxima quinta-feira (10) — o horário ainda não foi definido.
Serão liberados 12,3 quilômetros —só a ponte abrange 2,9 quilômetros. A inauguração será do vão principal da ponte e de três das sete alças de acesso: uma no sentido Porto Alegre-Litoral Norte, outra sentido Porto Alegre-Região Sul e outra da Região Sul ao centro da Capital.
De acordo com o Dnit, esses trechos representam 95% de toda a obra. A finalização dos outros quatro acessos dependem da retirada de 500 famílias das vilas Areia e Tio Zeca, que é analisada pela Justiça e não tem prazo para ocorrer.
Com um investimento de aproximadamente R$ 760 milhões, a estimativa do Dnit é que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente. As obras começaram em outubro de 2014 e deveriam ter sido concluídas em 2017.
Mais entregas anunciadas para a próxima quinta-feira
Ainda na quinta-feira, conforme o Dnit, outras entregas importantes devem ocorrer. A principal é o trecho de 27 quilômetros de duplicação da BR-116, chegando a quase 60% de conclusão da obra, entre Porto Alegre e Pelotas. Dos 27 quilômetros, 10 foram feitos em parceria com o Exército.
Será entregue, também na quinta, um viaduto sobre a linha férrea na BR-392, em Pelotas, além de 10 quilômetros de restauração na BR-472 e uma passagem inferior de acesso a Bozano, na BR-285. Por fim, serão abertas as propostas de implantação e pavimentação de 8 quilômetros na BR-285.