A garoa e o vento frio que recaiu sobre Porto Alegre neste domingo (6) murchou o movimento de pessoas pela cidade. Mesmo assim, frequentadores circularam nos parques da Capital. Durante a tarde, GZH esteve na orla do Guaíba, na Redenção e no Parcão. Nos locais, a maioria dos frequentadores não utilizava máscara de proteção e não respeitava o distanciamento mínimo.
Apesar de observar policiamento na cidade, a equipe não avistou nenhuma abordagem devido à falta de proteção facial ou de distanciamento.
Durante o domingo, o movimento mais intenso ocorreu durante a manhã — quando não chovia na Capital. Pessoas sentadas nos bancos contrariavam as regras instituídas no último decreto estadual, que proibiu a permanência dos cidadãos em espaços abertos e sem controle de público. Entretanto, também havia quem estava se exercitando, atividade liberada pelo texto. Tanto no parque Moinhos de Vento, quanto na Redenção, a reportagem flagrou, pela manhã, algumas pessoas sem máscara e que não mantinham o distanciamento mínimo.
Já na parte da tarde, na Orla, a maioria dos frequentadores era jovens que se reuniam em grupos. Ao longo do parque e nos bares da Orla, eles conversavam sem o uso de máscara e sem manter o distanciamento mínimo. Por volta das 16h, no Brique da Redenção, o movimento era baixo.
No Parcão, frequentadores praticavam caminhada e corrida ao redor do local. A maioria não utilizava máscara para proteção. No parque, grupos menores, de duas ou três pessoas, se reuniram.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, não foram registradas grandes aglomerações em parques durante este final de semana.
— Acredito que por causa do tempo mais fechado, o movimento no sábado e no domingo foi relativamente baixo nos parques. Não tivemos registros de grandes aglomerações e por isso não tivemos muitos casos em que precisamos intervir — disse.
Conforme Nascimento, o trabalho da Guarda Municipal, neste fim de semana, se concentrou principalmente durante a madrugada nos bairros Cidade Baixa e Moinhos de Vento, onde grupos de jovens faziam aglomerações nas ruas. Ele ressalta que denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 e 156, ou junto a Brigada Militar, pelo 190.
Desde segunda-feira (30), diante do aumento no número de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, o governo do Estado reforçou restrições na tentativa de conter o avanço da doença. Em consonância com o governo de Eduardo Leite, a prefeitura de Porto Alegre publicou um decreto seguindo as determinações estaduais, reforçando medidas de enfrentamento à doença. Entre elas, está a limitação do horário de funcionamento em bares e restaurantes em todo o Rio Grande do Sul e ampliação da fiscalização, mesmo em locais abertos. Nas praias, parques e praças, fica permitida apenas a circulação e a prática de exercícios físicos, mas é proibido permanecer no local.
GZH tenta contato com a Brigada Militar.