O Hospital da Restinga, localizado no extremo sul de Porto Alegre, retomará os atendimentos na tenda de triagem exclusiva para casos suspeitos de coronavírus. A estrutura será reaberta na próxima terça-feira (1º), sempre das 8h às 17h. Segundo a instituição, a retomada dos trabalhos está de acordo com as orientações da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a partir do aumento no número de casos da doença na Capital.
Localizada no pátio do hospital, a tenda entrou em operação em 24 de março e foi desativada em 31 de outubro, quando o município registrava uma queda acentuada na quantidade de novos casos da covid-19. Um mês depois, porém, o número de pessoas contaminadas voltou a subir — inclusive com o aumento na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com levantamento da prefeitura, dos 10 leitos de UTI disponíveis no Hospital da Restinga, nove estavam ocupados nesta sexta-feira (27).
Moinhos de Vento mantém restrição na emergência
O Hospital Moinhos de Vento manteve, nesta sexta-feira (27), o alerta de restrição nos atendimentos. Desde 13 de novembro, a instituição está aceitando apenas pacientes em estado grave ou que não apresentem sintomas da covid-19. O motivo é o número de pessoas internadas. Nesta sexta, a UTI estava com todos os 57 leitos ocupados. Do total, 28 estavam com pacientes diagnosticados com covid-19. A restrição se mantém, pelo menos, até a próxima segunda-feira (30).