A concessionária que venceu o leilão para parceria público-privada (PPP) da iluminação pública em Porto Alegre assumiu a operação do serviço nesta sexta-feira (23). A IP Sul é a empresa responsável por garantir a modernização, a manutenção e a expansão da iluminação pública na capital gaúcha pelos próximos 20 anos. O secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Hiratan Pinheiro da Silva, diz que a parceria, além de gerar economia para a cidade, deve tornar mais ágeis os serviços para a população e oferecer um modelo proativo:
— Até hoje, nós fomos reativos. A partir do chamado do cidadão, íamos fazer a substituição. A partir de agora, com a implementação do novo sistema, a concessionária vai ser proativa. Claro, vão ter chamados de substituição, mas eles não vão apenas esperar o chamado. Também vão trocar antecipadamente, se a equipe já observar isso.
Abaixo, veja as principais mudanças no serviço com a PPP
As novas lâmpadas
As lâmpadas de Porto Alegre serão trocadas por modelos de LED, 46% mais econômicas e com iluminação 130% superior aos modelos de vapor metálico, atualmente em operação, além de serem recicláveis.
Como solicitar reparos e outros serviços
Pedidos de manutenção e reparos, instalações, informações, reclamações ou retorno sobre pedidos pendentes podem ser feitos por meio do número 0800 000 1740 (gratuito).
Chamados também serão aceitos via site: https://ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br.
Os porto-alegrenses podem continuar solicitando assistência via 156. No entanto, esse atendimento poderá ser tarifado conforme cada operadora. A ligação do 156 será redirecionada para o atendimento da IP Sul quando o usuário escolher a opção de número 8.
O aplicativo #EuFacoPoa também está disponível para a solicitação dos serviços. Em breve, a concessionária deve lançar um aplicativo próprio.
Em quanto tempo deve ser realizada uma troca de lâmpada?
Em vias principais, como a Avenida Assis Brasil, a troca deve ser realizada em até seis horas. Em vias mais afastadas, com menos movimento, o prazo é de até 48 horas.
Inicialmente, como o sistema não está totalmente atualizado, as trocas ocorrerão de acordo com o material instalado. Por exemplo, em um local onde a iluminação ainda ocorre por meio do modelo de vapor metálico, a substituição será feita com base nesse item.
Em quanto tempo deve ocorrer a troca total de lâmpadas?
A prefeitura de Porto Alegre informa que, em dois anos, todas as 101 mil lâmpadas da Capital deverão ser substituídas. A operação compreende 2,2 mil quilômetros de vias, 645 praças e 55 bens culturais. É previsto uma economia de cerca de 50% anuais para os cofres públicos, de acordo com o Executivo municipal.
Quantas lâmpadas já foram instaladas na Capital?
Até o momento, já foram trocadas lâmpadas em 2,5 mil pontos na cidade, em projeto piloto que começou em setembro. A instalação já foi finalizada nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil, e segue em execução nas avenidas Cavalhada, Nonoai e Bento Gonçalves.
Até o fim de 2020, a prefeitura estima que esse montante se aproxime dos 3 mil, com a instalação de mais 400 equipamentos.
Outros serviços
Além da troca de 100% da iluminação pública da cidade e da manutenção do serviço, o consórcio também tem a obrigação de instalar câmeras, sensores, centro de controle, dimerização (graduação da luminosidade das lâmpadas) e tipos de iluminação específica para monumentos.