Representantes de entidades ligadas ao comércio em Porto Alegre se disseram satisfeitos com o primeiro dia de retomada das atividades, nesta sexta-feira (7). Mesmo sem dispor dos números das vendas por enquanto, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Paulo Roberto Kruse, ressalta que, tanto em shoppings quanto em lojas de rua, os resultados “foram animadores”.
— As pessoas foram às compras: muita gente tinha necessidade de alguns itens, que não pode adquirir nesse período, e muitos escolheram presentes de Dia dos Pais. A expectativa para o final de semana é que continue assim — ressalta.
Kruse pondera que as vendas não devem se igualar a de anos anteriores, por fatores como as limitações impostas para atendimento e a própria crise financeira gerada pela pandemia. Mas ressalta que a abertura do comércio, depois de um mês e meio fechado, traz um “outro espírito” para a categoria.
O discurso do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL Porto Alegre), Írio Piva, é semelhante. Ele comemora não apenas a abertura até domingo (9), confirmada por decreto na quinta (6), mas a perspectiva de manter as lojas em operação na próxima semana — esperança que foi renovada em reunião com o prefeito Nelson Marchezan.
— O comércio está saindo da UTI — salienta Piva.
O presidente da CDL observou o movimento no Shopping Iguatemi nesta sexta, que considerou bom, e teve um bom feedback dos lojistas com quem conversou. GaúchaZH circulou pelo Centro Histórico pela manhã e constatou filas e movimentação intensa.