A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, opera com restrições na manhã desta segunda-feira (20). Apenas pacientes com sintomas que demandem internação urgente são atendidos.
De acordo com a gerente da UPA, Jaqueline César Rocha, pacientes com situação classificada como “verde”, ou seja, sem emergência, são orientados a procurar outros locais.
O crescimento exponencial de pessoas com sintomas de covid-19 preocupa a profissional de saúde: desde maio, quando o anexo específico para a doença foi inaugurado, as ocorrências aumentaram 400%.
– Atendíamos em média 30 pessoas por dia, agora são 120. Somente de sexta até ontem (domingo) foram mais de 300 – informa.
Ao todo, 31 pessoas estavam internadas na unidade de saúde na manhã desta segunda - 13 com sintomas de coronavírus, em uma área isolada. O anexo montado ao lado do prédio principal da UPA prevê atender cinco pessoas ao mesmo tempo. Há ainda 18 com outras enfermidades em observação.
Com a restrição, não havia pacientes na recepção da instituição nesta manhã. Apenas um jovem, com relato de dor no peito, aguardava consulta médica. Pablo César, 32 anos, disse ter sido atendido rápido no posto.
Às 7h15min, um adolescente chegou carregado pela mãe. Ele aparentava desorientação e, segundo a acompanhante, não estava sentindo as pernas. Considerado urgente, foi encaminhado para atendimento.
Nos espaços da unidade, o cuidado com possíveis contaminações é redobrado: profissionais vestiam escudos faciais sobre as máscaras e roupas especiais.
A gerente da UPA diz não poder estimar quando a unidade voltará com atendimento a pleno.
– Dependemos dos pacientes serem transferidos e de liberação das equipes - finaliza.