A prefeitura de Porto Alegre informou que uma das 20 tendas de triagem para o coronavírus foi alvo de criminosos na madrugada desta sexta-feira (17). O espaço que estava sendo montado na unidade Diretor Pestana, no bairro Humaitá, zona norte, teve portas, pias e demais objetos quebrados, além de várias peças de alumínio furtadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as peças de alumínio fazem parte de utensílios que estavam sendo colocados para iniciar nos próximos dias o atendimento. O órgão também informou que foi registrada ocorrência na polícia, mas não há ainda informação sobre suspeitos. No local não há circuito de câmeras de segurança.
A tenda que estava sendo montada no bairro Humaitá faz parte de um projeto de 20 locais que funcionam junto a unidades de saúde da Capital para ampliar a testagem de pessoas para a covid-19, atualmente em mais de 1,6 mil exames diários. As primeiras estruturas começaram a funcionar no dia 23 de março deste ano e são destinadas ao acolhimento, orientação e triagem para sintomas gripais. Elas foram erguidas sob tendas de lona branca, instaladas próximo ao portão de acesso ou até mesmo no pátio das instituições para atendimentos de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A maioria dos locais funciona entre 7h e 22h, todos os dias.