A prefeitura de Porto Alegre interditou quatro lojas de um shopping e um estabelecimento de rua, no Centro Histórico, por descumprirem o decreto da prefeitura de Porto Alegre. As fiscalizações foram realizadas nesta terça-feira (16) pela Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Os estabelecimentos, que ficam no shopping Praia de Belas, não tiveram os nomes confirmados pela prefeitura, mas seriam lojas de acessórios, vestuário, produtos para pets e uma joalheria.
— Não temos satisfação nenhuma em fazer isso. Não é um prazer. A ideia é ser rigoroso dentro do que a regra estabelece até para manter o restante em funcionamento. A leitura é muito simples. A analise de documentos que foi feita pela fiscalização poderia ser feita pelo gerente. Em grandes lojas, é difícil que se equivoquem — disse o secretário extraordinário de Enfrentamento do Coronavírus de Porto Alegre.
As empresas poderão recorrer da interdição. A reportagem entrou em contato com o Praia de Belas, que até a publicação desta matéria não se manifestou sobre a situação.
Segundo a prefeitura, não podem abrir as empresas com faturamento acima de R$ 4,8 milhões por ano e que não fazem parte do rol de atividades essenciais.