Um asilo em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre, foi parcialmente interditado no último sábado (13), pela prefeitura do município, após a confirmação de três mortes de idosos e 13 casos positivos para coronavírus. O local tem registrados 44 residentes e 29 trabalhadores e fica proibido de receber novos residentes ou de realizar saída dos idosos.
Conforme a prefeitura, o primeiro óbito relacionado ao Lar de Idosos Paz e Amor foi registrado durante o mês de maio, após uma idosa de 97 anos, que contraiu o vírus de uma cuidadora particular, virar residente do lar. A mesma mulher teria transmitido para outras duas cuidadoras e para outros idosos. Após, entre os dias 10 e 12 de junho, duas residentes, de 75 e 78 anos, morreram, com teste positivo para coronavírus.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, desde o primeiro registro da doença, funcionários e residentes estão sendo acompanhados pela Vigilância Sanitária do município. No entanto, durante uma fiscalização na última semana, foi constatado que a instituição descumpriu o plano de contingência, liberando a saída de um idoso que apresentava teste positivo para coronavírus.
O local foi autuado pelo descumprimento do plano de contingência e está impossibilitado de receber novos residentes e de liberar os idosos.
A reportagem de GaúchaZH tentou contato com a administração do Lar de Idosos Paz e Amor, mas até as 11h43min desta segunda-feira (15) não obteve retorno.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que a situação está sendo tratada como surto, quando há dois ou mais casos registrados em um mesmo ambiente, e segue sendo acompanhada pelo Centro de Operações de Emergência da SES.