Em entrevista ao programa Gaúcha+, o secretário de Segurança Pública, Rafão Oliveira, e o vereador Roberto Robaina (PSOL) debateram sobre a proposta encaminhada para o prefeito Nelson Marchezan pelo secretário de proibir o consumo de bebida alcoólica no espaço público em Porto Alegre.
No debate, Rafão defendeu a proposta alegando que a lei seria aplicada para toda a cidade e que a Cidade Baixa é um exemplo dos problemas que o consumo de bebidas alcoólicas nas vias públicas causam.
O vereador Roberto Robaina, contrário à proibição, afirmou que não há como realizar a fiscalização e que existe uma tentativa de criminalização da juventude. Além disso, Robaina argumentou que, apesar dos problemas do bairro, evitar que a população ocupe espaços públicos não é eficaz e gera problemas de segurança.
No debate também foi ouvido o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo (PSB), cidade em que uma lei similar já existe. Ele argumentou que a medida não é efetiva pois não existe força policial para a fiscalização. Já o presidente da Associação de Moradores da Cidade Baixa, Antônio Carlos Ferreira Wert, defende que a proibição traria sossego aos moradores do bairro.