A prefeitura de Porto Alegre arrecadou R$ 437,66 milhões com o pagamento antecipado e com desconto do IPTU 2020 — cujo prazo terminou na última sexta-feira (3). Segundo dados do Executivo, 46,82% dos contribuintes pagaram o tributo, com desconto, até o dia 3 de janeiro.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, na manhã desta segunda (6), o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, havia falado da expectativa de arrecadação 5% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. No final da manhã, porém, quando os dados foram atualizados, a secretaria confirmou acréscimo de 14,28% em relação ao apurado em 2019 (R$ 382,9 milhões).
– Conseguimos manter a média de histórica de receber cerca da metade do IPTU de forma antecipada. É uma conquista importante, até porque tivemos a atualização da planta de valores após quase três décadas – disse Busatto, em nota.
À Gaúcha, o secretário ainda falou sobre a inadimplência de Porto Alegre, que, segundo ele, corresponde ao menor índice entre as capitais brasileiras.
— Nós somos a capital com a menor inadimplência do Brasil. Cerca de 20% dos contribuintes não pagam o valor correto na data correta. Desses, conseguimos recuperar 15%, então somente 5% corresponde à inadimplência — explicou.
O contribuinte que não realizou o pagamento antecipado, com desconto, receberá o boleto em casa e poderá fazer a quitação em até 10 vezes, a partir de 9 de março. O secretário lembra ainda que é possível contestar o valor do imposto por meio do site da prefeitura.