A chuva prevista para chegar em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (29) poderá ter proporção aumentada. De acordo com a Defesa Civil municipal, há risco de que fortes tempestades atinjam Porto Alegre no período das próximas 48 horas.
A previsão é de que o fenômeno provoque volumes de chuva entre 20 milímetros e 30 milímetros, além de rajadas de vento, que poderão chegar a até 60 km/hora. A informação, divulgada pela prefeitura de Porto Alegre, é baseada em prognósticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo a Somar Meteorologia, além das rajadas de vento, os temporais podem estar acompanhados de descargas elétricas e serão mais intensos nesta quarta. As tempestades atingirão também a região Central, entre Santa Maria e São Borja, a região Noroeste, na divisa com a Argentina, a Serra Gaúcha e o Litoral Norte.
— Os temporais serão causadas pela combinação de diversos sistemas como a baixa pressão atmosférica na altura do Paraguai, a atuação de uma frente fria próxima ao Litoral e um corredor de umidade que atinge todo o Estado — explica Doris Palma, da Somar.
Em caso de emergência, é necessário acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Como se proteger durante um temporal
- Abrigue-se em local seguro
- Mantenha-se afastado de postes, árvores e placas de publicidade
- Desligue equipamentos da rede elétrica
- Não entre em alagamentos, nem a pé, nem de carro