A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes exige não apenas fé, mas também trabalho incondicional. Para fazer o mais tradicional evento religioso de Porto Alegre, que espera mais de 100 mil pessoas apenas neste domingo (2), cerca de 200 voluntários doam seu tempo, paciência e talento. Eles não descansam até que a última bênção seja dada no santuário que homenageia a Santa, na zona norte da Capital.
Às vésperas da procissão (confira abaixo o serviço), GaúchaZH conta a história de devoção de Gerson Vargas Galdino.
Terceira geração de uma homenagem
Um tapete de hortênsias aguardava Nossa Senhora dos Navegantes na saída do santuário. Sobre ele, os remadores ergueram a imagem nos ombros e começaram a procissão da Avenida Sertório até a Igreja do Rosário, no Centro Histórico, no dia 19. É nessa hora que o analista de laboratórios Gerson Vargas Galdino, 49 anos, lembra da avó, da mãe, da madrinha — já falecidas — e de todos que, ao lado dele, curvaram-se alguma vez sobre o asfalto para espalhar flores no chão.
O tapete é uma tradição da família Galdino. Começou há mais de 70 anos com dona Carlota, que passou a responsabilidade ao neto. À época, ela colhia aguapés no Guaíba. A cidade cresceu, a freeway e os trilhos do trem empurraram o Guaíba para longe, e Carlota mudou a matéria-prima para a flor da estação, usada até hoje.
— Batíamos de porta em porta, pedindo hortênsias dos jardins dos vizinhos — recorda Gerson.
Há dez anos, a família busca as flores em um sítio em Santa Maria do Herval. No domingo em que a ocorre a primeira procissão, que dá início à programação da festa, saem às 7h de Porto Alegre para colorir a caçamba de um caminhão de azul e branco. Começam a trançar as flores sobre pavimento com o sol alto: vão acomodando os ramos no chão até finalizar o tapete de dez metros de comprimento e cinco de largura. Quando velhinha — faleceu com 94 anos —, Carlota acompanhava a confecção do tapete sentada em uma cadeira de praia, ao lado deles.
Gerson não se contenta apenas com essa missão: ajuda como pode na festa. Enquanto distribuía fitas azuis com o nome da Santa, no centro de Porto Alegre, tentou explicar à reportagem o tamanho da devoção.
— Devo minha vida a ela. Meus amigos, que sabem que eu tenho essa fé, pedem: "Gersão, reza para mim". Eu digo: "pode deixar, confia nessa mãe". As coisas são difíceis, mas se tu pedir, pedir com fé, consegue alcançar.
Bênção maior vai ser se os filhos Felipe, 6 anos, e Daniel, 2 anos, quiserem seguir seus passos no futuro.
— Isso veio da minha avó, passou para o meu pai e tios, para mim, e eu gostaria que continuasse. Para que quando eu estiver do lado dela — diz Gerson, apontando para a imagem de Nossa Senhora — a tradição continue aqui.
Serviço
A 145ª procissão de Nossa Senhora dos Navegantes ocorre neste domingo (2). Reconhecida como o mais tradicional evento religioso da Capital, é também uma das maiores procissões da América Latina. Milhares de pessoas são esperadas para acompanhar o traslado da imagem após a Missa de Despedida na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Rua Vigário José Inácio, Centro Histórico, onde a Santa está desde o 19 de janeiro.
A celebração terá início às 7h e será presidida pelo pároco do Santuário do Rosário, padre Gelson Luiz Fraga Ferreira. Como em outras edições, a procissão deve partir às 8h em direção ao Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, na Avenida Sertório, bairro Navegantes.
Dez bancas de alimentação estarão à disposição, assim como uma loja de artigos religiosos voltados à fé e oração, como terços, santinhos, imagens, escapulários, medalhas, velas, entre outros.
Às 20h, ocorre a entronização da Imagem para o Altar da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, onde ficará por mais um ano abençoando a comunidade da Capital.
Ajuda financeira
Sem recursos públicos ou patrocínio para a festa, a Irmandade de Navegantes criou um crowdfunding. Esse recurso também será reservado para o restauro do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que precisa de reformas na estrutura de telhado, paredes e pisos. A obra orçada e licitada soma R$ 500 mil. As contribuições são feitas pelo site www.doa.la/navegantes2020.