A parada de ônibus da Rua Pedro Ivo, no bairro Mont’Serrat, foi liberada no fim da tarde de quinta-feira (23) após vistoria em uma araucária que fica próxima à estação. O trecho estava bloqueado desde a madrugada, entre as ruas Pedro Chaves Barcelos e Comendador Rheingantz, devido à queda de pinhas que, no entendimento inicial da EPTC, causavam risco aos pedestres.
Na manhã de quinta, grandes pinhas de cor verde podiam ser vistas espalhadas pelo chão. Uma delas, pesada pela reportagem de GaúchaZH, tinha dois quilos.
À tarde, um técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) vistoriou o local e recomendou a liberação do trecho. Foi observado que o período reprodutivo dos pinheiros ocorre no verão e no outono no Rio Grande do Sul e que, por isso, a queda das pinhas é natural e pode se intensificar com a ação do vento.
Além disso, o vegetal está em bom estado fitossanitário e, por isso, não será necessária a remoção.
A vistoria também identificou que não há mais pinhas próximas à calçada e, assim, o local foi liberado. As que ainda estão na árvore estão perto do pátio de um estabelecimento que fica no local — dessa forma, há um pequeno bloqueio na calçada, mas que não atrapalha a circulação.
— Desde 2011 eu círculo por aqui com alunos do bairro. Nunca tinha visto isso. Há outras árvores parecidas e já vimos galhos secos no chão, mas nunca pinhas deste tamanho — relata a personal trainer Josieli Fraga, 36 anos, que caminhava com um aluno por volta das 7h desta sexta-feira (24).
A inspeção feita no local também confirmou a espécie da árvore. Trata-se da Araucária bidwillii, espécie exótica originária da Austrália.