Pensando em utilizar a tecnologia para agilizar a abertura de novos negócios em Porto Alegre, a prefeitura organiza em conjunto com a iniciativa privada o Hackathon Licenciamento Digital. A palavra em inglês remete a prática de hackear, ou seja, encontrar atalhos para acelerar um resultado.
Nesta edição, oito equipes de seis pessoas participarão de duas maratonas: uma de provas e atividades e uma criativa, que tem a missão de desenvolver uma plataforma digital que facilite a abertura de novas empresas na Capital.
Serão 38 horas de competições durante os dias 13, 14 e 15 de dezembro. As atividades acontecem no prédio 95 C da Tecnopuc e terão mentoria de uma equipe do Agibank, empresa realizadora do evento.
— Este formato de evento possibilita que os participantes atuem trazendo métodos ágeis, design focado na experiência do usuário e tecnologia para resolver um problema público. Está no DNA dos participantes esse formato de trabalho ágil, enxuto e inovador — explica o diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, Paulo Ardenghi.