Protocolado pela prefeitura de Porto Alegre em 2017, o projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de cobradores em ônibus passará a trancar a pauta de votações da Câmara de Vereadores no dia 9 de dezembro e, no dia 11, poderá ser votado. Conforme a proposta que tramita na Casa, a desobrigação da presença dos profissionais começaria entre 22h e 4h e durante domingos, feriados e datas de passe livre. Nesses momentos, a passagem só poderia ser paga com o cartão TRI.
Na semana passada, rodoviários realizaram caminhada em protesto contra o projeto. Hoje, a Capital tem 3,5 mil cobradores de ônibus.
De acordo com o texto assinado pelo prefeito Nelson Marchezan, gradativamente, os cobradores que forem pedindo demissão, demitidos por justa causa, aposentados, falecidos ou que tiveram suspensão do contrato de trabalho não precisariam ser substituídos.
Antes da votação do projeto em plenário, uma audiência pública deve ocorrer na Câmara no dia 2 de dezembro. Por enquanto, não há organizador nem presidente da audiência definidos.