Em menos de cinco dias, a chuva que atinge Porto Alegre superou 40% da média histórica do mês de novembro. Desde o dia 1º até a manhã desta terça-feira (5), balanço do Instituto Nacional de Meteorologia repassado à Defesa Civil da Capital aponta 40,80mm de chuva no município.
O total chega a 41,65% da média histórica do mês, que é de 97,95mm. A média é calculada pelo órgão com base em 15 anos de acumulados de chuva em Porto Alegre.
O diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues de Oliveira Junior, ressalta que, apesar do grande volume de chuva, não houve grandes estragos na cidade — como foi o caso da Fronteira Oeste e Campanha. Os problemas maiores registrados foram alguns pontos de alagamentos, árvores e galhos caídos e famílias do bairro Lami que tiveram as casas invadidas pela água e atingidas por granizo.
— Nosso problema em Porto Alegre é quando há um grande volume de chuva em poucas horas, em um curto espaço de tempo. Aí alaga, traz outras complicações. Quando a chuva vem de forma mais continuada, ela até consegue escoar.
Em outubro, o volume de chuva este ano atingiu 289,40mm. Isto equivale a 213,83% da média histórica para o mês, que é de 135,34mm — ou seja, mais do que o dobro.