A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu hoje um alerta à população de Porto Alegre por causa do aumento do risco de contaminação por leptospirose na Capital. Com a chuva da última semana, a cidade ficou com vários pontos alagados, o que aumenta a exposição à doença.
A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactéria presente na urina de ratos e outros animais. Ela é transmitida através da água contaminada em contato com a pele.
Em caso de enchentes e alagamentos, o risco de contágio fica mais latente, pois a água da chuva se mistura com a de esgotos e bueiros.
Também há preocupação com a transmissão de hepatite A, que ocorre com a ingestão de água e alimentos contaminados.
O diretor-geral de Vigilância em Saúde, Anderson Lima, destacou em nota que "pessoas que tiveram contato com água de alagamentos e profissionais de saúde que atendam pessoas nessas condições estejam atentos aos sinais e sintomas compatíveis com a doença".
Sintomas
Pessoas infectadas podem apresentar febre alta, mal-estar, dor muscular e olhos vermelhos, além de tosse, cansaço, calafrios, náuseas, diarreia, desidratação e manchas vermelhas no corpo.
A leptospirose é uma doença curável, com tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).