A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre montou esquema especial de trânsito para a procissão motorizada de Nossa Senhora Aparecida, marcada para a manhã deste sábado (12), na Capital. A concentração dos motociclistas começou no entorno da Rótula das Cuias às 7h, e o cortejo teve início às 8h.
O grupo percorre vias da região central e da zona norte de Porto Alegre, como as avenidas Loureiro da Silva, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos, Farrapos, Sertório e Assis Brasil, até o Complexo do Porto Seco (veja a rota abaixo). Bloqueios de trânsito momentâneos são realizados ao longo do trajeto.
Segundo o diretor de Operações da EPTC, Paulo Ramires, o evento será encerrado por volta das 10h30min, no Porto Seco, onde ocorrerá a dispersão dos motociclistas. Ramires disse que o órgão contará com o apoio da Brigada Militar (BM) no acompanhamento da procissão para coibir excessos e infrações por parte dos condutores.
— O principal objetivo na execução dessa atividade é garantir a segurança de todos os usuários. Tanto dos motociclistas que estão participando da procissão quanto dos usuários em geral, como pedestres e demais motoristas que não estão envolvidos na procissão — alertou o diretor.
No evento do ano passado, a EPTC registou cerca de 900 autuações e recolheu uma moto em situação de furto/roubo. O órgão não divulga o total de veículos apreendidos na operação. Entre as principais infrações, estão conduzir a moto sem capacete, malabarismo em cima do veículo de duas rodas e retirada e falta de peças, como retrovisores e escapamentos.
Ramires orienta os motoristas que não participam do evento a evitar o trajeto da procissão. O órgão estima cerca de 30 mil participantes no evento deste sábado:
— Os bloqueios são momentâneos durante a passagem dos motociclistas e podem se estender dependendo do volume de veículos. A principal orientação é que as pessoas evitem esse trajeto e essa região por onde vai passar a procissão.
A procissão
- Concentração e saída dos participantes: Avenida Augusto de Carvalho, nas proximidades da Rótula das Cuias.
- Trajeto: avenidas Loureiro da Silva, Presidente João Goulart, Siqueira Campos, Júlio de Castilhos, Rua da Conceição, avenidas Farrapos, Sertório, Assis Brasil, Francisco Silveira Bittencourt, Plinio Kroeff e Rua Élvio Antônio Filipetto.
- Encerramento: no entorno do Complexo do Porto Seco.