A chama crioula apagou-se na sexta-feira (20), mas as churrasqueiras seguiam acesas neste sábado (21) nos 354 piquetes construídos no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre. No penúltimo dia do evento tradicionalista que ocorre todos os anos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a lenha ainda ardia dentro dos tonéis, corando os cortes de carne e dando à cidadela campeira a sua característica mais marcante: o cheiro de fumaça.
Pouco antes do meio-dia, o produtor de vídeos Diego Borba, 32 anos, espetava coraçõezinhos de galinha em um dos piquetes. Era o seu quinto churrasco da edição de 2019 do acampamento, evento que frequenta desde criança.
– Toda vez que eu venho, tem que ter uma brasa. E amanhã (domingo) tem de novo – avisou o morador da Restinga.
Além dos convidados para as churrascadas, quem aproveita o arroubo dos gaúchos são os açougues instalados no parque. Em um deles, aberto desde o dia 24 de agosto, calcula-se a venda de 1,2 mil quilos de carne a cada dia.
De Bento Gonçalves, Neivir Biriva, 44, desceu a Serra para trabalhar durante todo o mês por lá, no Açougue do Parque. Segundo ele, a carne mais pedida, lógico, é a costela – cem peças diárias. E, para o fim de semana derradeiro, promete bons preços:
– A gente consegue um desconto para os clientes que dão uma choradinha. Tem que fazer o máximo pra que ele saia satisfeito.
Uma de suas colegas, Kelly Santana, 26, contou que o dia de maior movimento foi o 20 de setembro, quando a fila de clientes em busca dos cortes ultrapassou 50 metros. Para explicar a circulação de visitantes ainda tímida na manhã de sábado, arriscou um palpite:
– Ontem (sexta-feira) foi feriado, o pessoal tocou o terror. Hoje, ainda estão de ressaca. Vai estourar mais de tarde, perto da noite.
O acampamento se encerra neste domingo (22), e o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) espera superar a marca de 1 milhão de visitantes alcançada no ano passado.
– A sensação que nós temos é de que vai ultrapassar, mas é só na segunda-feira que fazemos o rescaldo geral – disse o vice-presidente campeiro da entidade, Vanderlei Eufrasio da Rosa.