
Apesar do vento gelado e do frio que atingiu Porto Alegre, o movimento foi grande no Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na manhã deste feriado de 20 de Setembro. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ainda não tem o balanço oficial do público que passou pelo local desde o dia 7, mas acredita que, até domingo (22) — quando os números serão fechados —, um milhão de pessoas tenham frequentado o parque.
Segundo o MTG, em dias de tempo seco, a média foi de 100 mil pessoas circulando pelo acampamento.
O patrão do piquete Rancho dos Cavalos, Volnei Vitt, espera um grande movimento após o desfile farroupilha, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Cinquenta quilos de carne foram comprados para o almoço no feriado e ele acredita que o frio não assusta o pessoal.
— Quem frequenta o acampamento está acostumado. Não existe Acampamento Farroupilha sem frio, barro e fumaça de churrasco — afirma.
O casal Luís Renato de Souza e Rose Maximiano saiu de Florianópolis para visitar familiares na capital gaúcha. Colocaram a pilcha e aproveitaram para passear no acampamento.
— A gente frequenta o CTG dos Praianos, em Florianópolis. Peguei a bombacha do irmão, ela pegou o vestido de prenda com a cunhada e viemos aproveitar o dia — conta Luís, que só volta para Santa Catarina na segunda-feira (23).
Perto do meio-dia, o sol apareceu e amenizou um pouco o frio que já era bem menor próximo do fogo das centenas de churrasqueiras acesas dentro do parque.