A escultura em aço em homenagem aos heróis voluntários anônimos que atuaram durante a enchente de maio no Estado já está pronta e espera por sua inauguração, que ocorrerá às 9h do dia 11 de dezembro. O local escolhido para abrigá-la fica ao ar livre, junto à Usina do Gasômetro, um dos maiores pontos de concentração de resgates dos flagelados da cheia.
Na próxima segunda-feira (25) começam os trabalhos no lugar onde a obra será instalada. A iniciativa da criação da peça partiu da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) e da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).
Nesta quinta-feira (21), o presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, compartilhou o que inspirou a entidade a decidir encomendar o monumento em questão:
— Os voluntários foram até a margem e arriscaram a própria vida para salvar desconhecidos. Foram valores muito nobres, que nos inspiram e a gente sentiu necessidade de dizer um "muito obrigado" aos milhões de brasileiros que deram sustentação a essas ações de voluntários anônimos em todas as cidades do Rio Grande do Sul — afirma.
Batizada de Heróis Voluntários, a obra de arte do artista plástico Ricardo Cardoso foi produzida junto à Merigo Estruturas Metálicas, em Nonoai, no interior do Rio Grande do Sul. O presidente da Federasul enumera os demais objetivos da escultura:
— Primeiro é deixar marcado na memória do Brasil inteiro e na nossa gaúcha o que aconteceu: a dor, a superação e a inspiração em um momento de heroísmo, de voluntários anônimos, de virtudes. Para isso ficar gravado em uma cena de resgate. E também tornar aquilo emblemático, turístico e que as pessoas possam lembrar uma coisa que aconteceu na nossa história e celebrar as vidas salvas — detalha.
A escultura retrata 12 figuras humanas, sendo que seis erguem um barco onde se vê a inscrição da palavra Fraternidade. O piloto da embarcação está na parte de trás e as demais imagens estão sendo conduzidas e também aparecem em ação durante o resgate. Além disso, um gato e um cão acompanham os flagelados.
O barco será suspenso a 1,7 metro do chão, simbolizando até onde chegou a água na inundação do Centro Histórico. A escultura terá seis metros de comprimento, dois metros de largura e quatro de altura. Mas, como será instalada em cima de uma base em concreto, a altura será um pouco maior. A peça pesa 3,5 toneladas.
Ao lado da escultura, um texto de agradecimento com 14 linhas expressará a homenagem dos gaúchos aos Heróis Voluntários.
Confira o que diz a mensagem:
"Homenagem aos milhões de brasileiros voluntários anônimos, que estenderam suas mãos aos gaúchos em um momento tão difícil, numa enorme rede de solidariedade.
Retrata, no exemplo das embarcações de resgate que navegaram pelas ruas de cidades gaúchas inundadas, as virtudes de homens e mulheres que arriscaram suas vidas para salvar desconhecidos. Os sentimentos mais nobres que emergiram em Estados de todo Brasil, trazendo sustentação para as ações no RS, em extremo esforço conjunto para que ninguém ficasse para trás.
Expressa a superação pela união de brasileiros e revela o elo inquebrantável que nos une enquanto nação: o senso comum de responsabilidade por aqueles com quem nos importamos.
Uma obra à memória de nossa terra no seu momento de dor, superação e inspiração, em maio de 2024, para que possamos aprender com o que aconteceu, agradecer e evoluir.
Nosso muito obrigado a todos os brasileiros que nos estenderam as mãos!
Porto Alegre, 11 de dezembro de 2024"