A paisagem da zona norte de Porto Alegre está prestes a ganhar uma nova marca visual. Até o final de setembro, deverá ser fechada a última abertura no arco principal que compõe a nova ponte do Guaíba, o que dará a forma básica final da travessia e permitirá a quem passa pelas proximidades vislumbrar como ficará a região após a conclusão definitiva dos trabalhos — prevista para ocorrer no primeiro semestre do ano que vem.
A assessoria de comunicação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informa que ainda não há uma data precisa para a ponte sobre o Guaíba ser completada, faltando apenas obras complementares e de sinalização, mas a previsão é de que isso se confirme "até o final de setembro".
O fechamento da parte principal da nova ponte é uma das etapas mais simbólicas da obra, que já alcança 86% de conclusão, mas sofreu sucessivos atrasos por problemas como a redução de repasses por parte do governo federal e demora na transferência de famílias. Iniciada em 2014, a travessia seria entregue em 2017 caso se confirmasse a expectativa inicial.
Hoje, quem passa pelo local percebe um pequeno vão ainda aberto nas proximidades da BR-290. Conforme o mais recente relatório sobre o andamento das obras, no momento está sendo feita a colocação de estruturas pré-fabricadas (como lajes) na interseção com a freeway, no Canal Furado Grande e na ponte sobre o Saco da Alemoa.
Também está avançando a armação e a concretagem de lajes nesses mesmos trechos, além da colocação de estruturas nos vãos navegáveis. Outra frente de serviço inclui terraplenagem, drenagem e pavimentação de acessos e na interseção com a BR-290.
Em visita ao canteiro de obras no começo do mês, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, prometeu entregar a travessia em abril do ano que vem. Logo depois disso, o projeto perdeu R$ 15 milhões reservados para aplicação ainda em 2019 em razão de remanejamentos feitos pelo governo federal. Por meio de nota, o Dnit esclareceu que esse valor representa cerca de 10% do que falta, "em nada vai afetar o cronograma".