Correção: o evento começa às 11h30min, e não às 14h30min, como publicado nesta matéria das 12h11min às 16h41min desta quarta-feira (21). O texto já foi corrigido.
Os saudosos clientes do restaurante Bologna e da pizzaria Dal Padrino terão um domingo para relembrar o clima e os sabores de dois espaços que foram referências na zona sul de Porto Alegre ao longo de seis décadas. Não servidas desde 2017 — quando as portas na Avenida Coronel Marcos foram cerradas —, as receitas mais famosas serão repetidas a partir das 11h30min do dia 25 no Séu (Avenida Guaíba, 1.646, Ipanema).
Diego Pereira, um dos realizadores do evento e filho do proprietário da marca Bologna, afirma que a festa é uma celebração ao restaurante e à vida:
— Cresci nos restaurantes, trabalhei em todos os setores. Esse evento é nostálgico para mim. O Marcelo (um dos responsáveis pelo Séu) conversou comigo e sugeriu a comemoração. Topei na hora. Muita gente ainda nos procura para saber do Bologna.
Além cardápio tradicional, Pereira — que tem formação em gastronomia — prepara alguns pratos autorais. No próximo domingo, serão duas opções de entrada (coração Dal Padrino e salada de grão de bico), dois pratos principais (filé à Bologna e filé à parmegiana) e duas opções de sobremesa (pana cotta com calda de morango e torta de banana com doce de leite). O cliente escolherá uma opção de cada ao custo de R$ 59,90 (para as crianças, haverá à la minuta por R$ 25).
Quase dois anos depois de o restaurante ter fechado, a marca permanece como propriedade da família, que não descarta a reabertura do Bologna. Segundo Pereira, neste mês, o pai de 67 anos afirmou que ainda tem planos de reabrir o Bologna.
— Quando ele falou, fui o primeiro a topar. Disse: "Pai, tu já tem teu primeiro funcionário" — conta.
Depois de seis décadas de funcionamento, alegando problemas financeiros e com uma proposta de venda financeiramente positiva, José Roberto Pereira anunciou o fechamento dos restaurantes no final de 2017. O local foi vendido para uma empresa para a construção de um centro comercial na região.
A notícia causou comoção nos clientes mais frequentes. A despedida oficial — um almoço de domingo — foi em 26 de novembro de 2017.