Uma cratera no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre, restringe a circulação de quem passa pela calçada da Rua João Guimarães há cerca de 20 dias. Na altura dos números 149 e 145 (próximo à Protásio Alves), os pedestres precisam atravessar a via ou andar junto aos carros.
A moradora da região Irene Laschuk Pickrodt, 66 anos, conta que a filha percebeu, em 16 de julho, que um pedaço da laje quebrou. Ela acrescenta que, após colocar um galho para sinalização e dar um passo para trás, outras lajes desmoronaram. No mesmo dia, segundo a moradora, a prefeitura foi acionada por meio do 156. Atualmente, o local está sinalizado com cavalete e fitas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, trata-se de uma rede pluvial que rompeu — o motivo é desconhecido. Segundo a pasta, equipes já estiveram no local, e o conserto deve ocorrer até sexta-feira (9), caso não chova. A intervenção necessita da presença de um técnico da Sulgás, já que passa uma rede de gás no local.
Alguns metros adiante, na mesma rua, um buraco está aberto em frente ao número 37. De acordo com a administradora Maristela Tarallo, 51 anos, um protocolo foi registrado em maio e o conserto foi feito em julho — o buraco teria se aberto novamente dois dias depois. Conforme a prefeitura, o serviço foi realizado e aguarda repavimentação (no entanto, uma equipe verificará se ocorreu outro problema).