A última semana de julho foi marcada pelas primeiras reuniões de três das 24 iniciativas selecionadas pelo Pacto Alegre, projeto lançado pela prefeitura da Capital e apoiado por universidades e instituições da sociedade civil, que busca criar condições para que o município transforme-se em um polo de inovação e de empreendedorismo.
Nesta sexta-feira (26), foi realizada na Unisinos, em Porto Alegre, a discussão da iniciativa Saúde Digital, com participação de representantes dos hospitais de Porto Alegre. O objetivo desta ação é gerar uma plataforma de compartilhamento de informações de saúde integrada por toda a cidade.
— A ideia não é ser só logisticamente interessante para todos os atores da saúde, mas uma forma do cidadão ter uma maneira mais inteligente de carregar todos os seus dados — explicou o coordenador do Pacto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, na abertura do evento.
Na quinta (25), outro encontro recebeu os participantes envolvidos em uma proposta de melhoria da qualidade de vida e fomento da inclusão social em Porto Alegre, por meio do esporte e da promoção de atividades físicas. O Mexe com POA: do centro à periferia envolve representantes de universidades e profissionais e empresários do ramo de esporte.
O planejamento de um guia para o Engaja POA, iniciativa que propõe a criação de uma plataforma de ação conjunta nos espaços públicos, foi tema da reunião de quarta-feira (24). Nessa proposta, as ações serão indicadas pelos próprios cidadãos, por meio da participação nas redes sociais ou em grupos de escuta presenciais.
Desde o lançamento, o Pacto Alegre já mobilizou representantes de mais de 100 entidades para discutir e selecionar projetos de seis macrodesafios para a Capital. A gestão do Pacto Alegre é da Aliança para Inovação, que envolve UFRGS, PUCRS e Unisinos, em parceria com a prefeitura.
A agenda de reuniões dos 24 projetos escolhidos pode ser acessada no site do Pacto Alegre, onde também estão disponíveis notícias e demais informações sobre o andamento dos trabalhos.