Uma pesquisa lançada pela seccional gaúcha da Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign-RS) incita os porto-alegrenses a emitirem opiniões sobre a identidade visual que deve marcar o futuro da Capital. Os participantes podem escolher cores, imagens, linhas e figuras que devem guiar um projeto de resgate da auto-estima da cidade. Aberta até o dia 31 de julho, a enquete pode ser respondida pela internet.
Formada por dez questões, a consulta faz parte do Pacto Alegre, projeto lançado pela prefeitura e apoiado por universidades e por instituições da sociedade civil, que busca criar condições para que o município transforme-se em polo de inovação, com atração de investimentos, e de empreendedorismo.
A realização tem como proposta a utilização do design para passar uma mensagem de esperança aos moradores de Porto Alegre, abordando o desenvolvimento e o crescimento. O projeto, denominado “O que marca Porto Alegre?”, pretende definir uma identidade que represente as ações em andamento na cidade, com a premissa de valorizar a coletividade.
— Entender e promover a singularidade de determinada região cria o senso de pertencimento, reforça a economia local, possibilita a atração de investimentos, de talentos, de visitantes e, acima de tudo, contribui significativamente para a melhora da qualidade de vida das pessoas — explica o diretor da Abedesign-RS, Átila Franco.
Além da pesquisa, a associação vai promover um workshop nesta sexta-feira (12) para discutir as qualidades da Capital e a viabilidade da construção de uma imagem positiva do município. O evento ocorre a partir das 8h30min, nas salas 803 e 804 da Unisinos Porto Alegre (Avenida Nilo Peçanha, 1600).