Obras de recuperação no asfalto da Ponte do Guaíba causam grande congestionamento desde a manhã deste sábado (20) na Região Metropolitana.
Motoristas que se dirigem à Zona Sul do Estado enfrentam lentidão desde as proximidades da rodoviária da Capital. Já quem se desloca em direção a Porto Alegre encontra problemas a partir de Eldorado do Sul — são quilômetros de engarrafamento até chegar à ponte.
O recapeamento ocorre no trecho de 58 metros de içamento da ponte. Iniciados na noite de sexta-feira (19), os trabalhos devem se estender até as 6h de segunda(22).
Na Capital, o congestionamento causa impacto em ruas e avenidas da área central, como a Júlio de Castilhos e a João Pessoa. Há relatos de motoristas que levaram cerca de uma hora para percorrer o trecho de pouco mais de três quilômetros entre a rodoviária e a Ponte do Guaíba.
Para quem sai da zona norte de Porto Alegre ou de outras cidades da Região Metropolitana e precisa acessar a ponte, os problemas começam na Arena do Grêmio, pela freeway. Cerca de 1,5 quilômetro estão afetados.
Alternativas
As alternativas para quem quiser fugir do congestionamentos são as seguintes:
- Saída da Capital: para quem for sair de Porto Alegre, a melhor opção é utilizar a Avenida Farrapos e a BR-116. Outra alternativa é utilizar a Avenida Voluntários da Pátria.
- Chegada à Capital: para quem está vindo para Porto Alegre do interior do Estado, a melhor opção é a BR-116, na região do Aeroporto Salgado Filho.
- Quem vem do litoral deve entrar pela Assis Brasil, ou utilizar também a BR-116 e a região do Aeroporto. Quem vem da Zona Sul do Estado, região de Guaíba, Eldorado do Sul, não há muitas opções — o catamarã é o meio de transporte mais viável.