A Parada de Luta LGBTI de Porto Alegre começa nesta sexta-feira (28) e promete entrar para a história em 2019. Pela primeira vez em 12 edições, o evento terá três dias de atividades, com shows, palestras e festas, que irão colorir o Centro Municipal de Cultura, a orla do Guaíba e o Parque da Redenção.
A mobilização ganhou força neste ano, com apoio de grupos de diversidade e da prefeitura e o incremento do patrocínio de empresas privadas. Recentemente, o Dia do Orgulho LGBTQI+, comemorado mundialmente no dia 28 de junho, entrou no calendário oficial de datas comemorativas da Capital.
— A própria comunidade LGBTI que fez dessa parada a maior do sul do Brasil. Ela foi construída de forma muito voluntária, recolhendo dinheiro em caixinhas nos eventos. Agora com parceiros ganhamos valorização, transformando a parada em uma mega estrutura com atividades em três dias — disse Roberto Seitenfus, da comissão organizadora.
No evento deste ano, terá atividades relacionadas aos 50 anos da Revolta de Stonewall — conflito entre polícia e frequentadores de bar gay em Nova York, considerado um marco do movimento LGBT. Por isso, além de promover a cultura e a diversidade sexual e de gênero, o evento também vai reforçar o respeito e a busca de direitos.
— A parada é um evento histórico porque hoje a gente sofre muito com a falta de informação, com um discurso vago e vazio, que infelizmente provoca vítimas — ressalta o coordenador municipal da Diversidade Sexual da prefeitura, Daniel Boeira.
A programação foi divulgada nesta quinta (27) em uma coletiva de imprensa com os organizadores do evento, prefeitura, patrocinadores e representantes da Brigada Militar e Polícia Civil.
Na sexta (28), as atividades irão se concentrar no Centro Municipal de Cultura, na Avenida Erico Verissimo. Haverá cine-debate, oficinas, palestras e rodas de conversa sobre o universo LGBT. Já no sábado (29), a orla do Guaíba recebe shows e a escolha da Corte da Diversidade de Porto Alegre.
No domingo (29), pela primeira vez, a Parada de Luta será itinerante. Antes concentrada na Redenção, agora ocorrerá uma caminhada do parque até a orla do Guaíba. No trajeto, haverá trios elétricos e show da cantora Valesca Popozuda.
A expectativa é de que 200 mil pessoas participem da caminhada — 75% do público deve vir de outras cidades. O evento deve gerar cerca de R$ 20 milhões para a economia local. As atividades são gratuitas e os artistas não cobraram cachê para participar dos eventos.
Em caso de chuva, as atividades serão mantidas.
Confira a programação completa
Sexta-feira (28):
Virada Cultural Sylvinha Brasil
Local: Centro Municipal de Cultura (Avenida Erico Verissimo,307)
12h10min - Intervenção artística na Estação Mercado Trensurb/Estação Canoas e Novo Hamburgo
14h - Ato pelo 28 de junho e homenagem aos 50 anos de Stonewall
14h30- Cine debate sobre o filme “Prayers for Bobby”, com a participação de Simone D’ávila da Coordenadoria LGBT da Secretaria Municipal da Saúde
14h às 18h – Oficinas e shows
17h - Seminário e roda de conversa sobre “Diversidade: 50 anos de resistência”
19h - Palestra "Guerras Infinitas sobre Representatividade LBGTI na Cultura Pop", com Christian Gonzatti
20h - Sarau literário com Atena Beauvoir Roveda
20h - Oficina Make Vem Divar com William Rosa
21h - Espetáculo teatral “Rainhas da Noite” com Gloria Crystal, Lauro Ramalho e Everton Barreto.
22h - Festa comemorativa aos “50 anos de Stonewall” com Grag DJ Tutty Fruitty
Sábado (29)
Virada Cultural Sylvinha Brasil
Local: Gasômetro - Palco
10h - Cãominhada - Encontro de pets e feira de adoção
10h às 21h - Virada Cultural - Bandas e Show das Drags
16h - Escolha da Corte Diversidade Porto Alegre - com escolha do Mister Diversidade, Miss Diversidade, MissTrans diversidade e Drag Queen Diversidade
21h às 22h - DJ’s Letícia Sartoreto, Will Dreher, Rowdy e Place Bass
Domingo (30)
Parada de Luta LGBTQI+
Local: Parque Farroupilha (Redenção)
10h - Aulão de Fit Dance
10h às 15h - Concentração da Parada com DJ’s na Redenção - apresentação de Roberto Seitenfus, Gloria Crystal e a convidada Angel Lisboa.
14h - Teatro de Rua
15h - Abertura oficial e Caminhada de Luta LGBTI+ em direção a Orla do Guaíba com trios elétricos. Durante o trajeto haverá o show de Valesca Popozuda
Local: Orla do Guaíba - Gasômetro - Palco
17h30 às 23h - Shows de Drags e apresentações artísticas
19h - Gravação do clip K-Róu