A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta segunda-feira (13) a contratação de 91 servidores temporários para a Operação Inverno da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os 21 enfermeiros, 48 técnicos de enfermagem, cinco farmacêuticos e 17 auxiliares de farmácia vão atuar no Hospital Presidente Vargas, em pronto-atendimentos e em farmácias distritais.
Segundo a prefeitura, o reforço vai permitir a redução dos efeitos da Influenza H1N1 e das principais doenças de inverno sobre a população de Porto Alegre. Durante a estação mais fria do ano, aumentam consideravelmente os casos de doenças respiratórias, como asma, bronquiolite e pneumonia.
De acordo com o projeto de lei enviado ao Legislativo, as contratações deverão vigorar pelo prazo de 120 dias a partir da assinatura do contrato, podendo ser prorrogadas por mais 120 dias caso haja necessidade.
Na mesma sessão, a Câmara aprovou a alteração na lei de criação do Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf), permitindo que os trabalhadores eleitos aos conselhos curador e fiscal da instituição possam ser reconduzidos ao cargo.