Pacientes que costumam madrugar na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta , no centro de Porto Alegre, foram surpreendidos nesta terça-feira (21). As fichas para atendimento, que normalmente são distribuídas às 7h, foram entregues à meia-noite, deixando dezenas de pessoas sem consulta.
Com problemas no coração, Ieda Mendes, 66 anos, chegou antes das 6h. A aposentada diz que é a segunda vez que tenta atendimento no local.
— Semana passada minha filha veio comigo e perdeu serviço. E não consegui (atendimento). Agora chego aqui e de novo já acabaram (as senhas) — reclama a mulher, ao lado de um cartaz que anuncia que as senhas já estão esgotadas.
Temendo ficar mais uma vez sem atendimento, a aposentada Ivete Alberto, 68 anos, chegou às 19h de segunda-feira (20) ao centro de saúde.
— Preciso de um clínico para encaminhar (consulta com) cardiologista. Já fui embora cinco vezes e não consegui.
Elisabete Broto foi a primeira "contemplada" nesta terça. Ela chegou à unidade de saúde ainda na tarde passada.
— Estou desde as 18h (de segunda). Meia-noite abriram e distribuíram as senhas — conta a mulher, que precisa fazer uma cirurgia de catarata.
Na recepção do posto, um aviso informa que as senhas estão "reduzidas em função de férias". A professora Analice Valandro, 50 anos, contesta.
— Férias desde janeiro? Que férias são essas? Precisei de fisioterapia, mas disseram que seria reduzido por férias, isso no início do ano. Olha a quantidade de gente sofrendo? Pagamos imposto e merecemos uma saúde digna — diz.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) confirmou que a distribuição de senhas foi realizada à meia-noite. O motivo, segundo a pasta, é para que os pacientes "possam acessar o prédio e aguardar na parte interna".
A SMS informou ainda que "as filas observadas há muitos anos na Unidade Santa Marta são para marcação de consulta agendada para clínico geral". Conforme a secretaria, "as pessoas com situações clínicas agudas que precisem de consulta médica no mesmo dia são avaliadas no acolhimento da unidade e, se necessário, agendadas para o mesmo turno".