A grande festa popular do Brasil, o Carnaval, não vai passar em branco no Rio Grande do Sul. Apesar das dificuldades financeiras dos município, graças à mobilização das comunidades, os desfiles resistem.
Onde as festas oficiais mão ocorrerão, festas comunitárias e blocos de rua mantêm a chama carnavalesca acesa. Confira, abaixo, o placar das festas na Região Metropolitana e se prepare para gastar a sola do calçado.
Leia mais:
Pouco investimento, mas muito esforço tentam garantir o Carnaval
Renato Dornelles: resistir é preciso
Aprenda uma maquiagem para arrasar no Carnaval e o penteado unicórnio
Onde haverá desfile
Porto Alegre
– Serão dois dias de festa, 15 e 16 de março. Os desfiles serão no sambódromo do Porto Seco.
Alvorada
– O Carnaval será realizado nos dias 29 e 30 de março, a partir das 21h. As seis escolas do município, Bem Vinda, Os Astros, Estrela do Umbu, Periferia, Tradição Alada, Moleques, se apresentam dia 30. Saem da Avenida Maringá até a Avenida Getúlio Vargas.
Esteio
– O desfile de Carnaval será no dia 6 de abril, a partir de 21h, no Parque de Exposições Assis Brasil. No local, ocorrerá a apresentação das escolas e dos blocos do município. Cada bloco terá de 25 a 30 minutos de desfile para apresentar um tema à Comissão Avaliadora e ao público. Mas antes da grande festa, no dia 16 de março, às 17h, haverá muamba na Rua Garibaldi.
Guaíba
– O Carnaval de Guaíba irá ocorrer no dia 30 de março e receberá o nome de Mostra da Cultura Popular. A festa vai acontecer na Avenida João Pessoa com o desfile das três escolas de samba da cidade. Outra atração da Mostra será os blocos de rua.
São Leopoldo
– Neste domingo, ocorre o baile de escolha da corte na quadra da Escola Império do Sol (Rua São Domingos, 427). Mas será no dia 9 de março, a partir das 18h, na Avenida Dom João Becker, que as escolas de samba Império do Sol, Estação Primeira de São Léo, Alambique Leopoldense, Leões da Feitoria, Acadêmicos Verde e Rosa e Imperadores do Sul farão o grande desfile. Mas, antes disso, ocorrerão as muambas: neste sábado, na quadra da Escola Império do Sol, dia 1º de março, na Escola Alambique Leopoldense e, dia 3 de março, na Escola Imperadores do Sul.
Onde não haverá desfiles
Cachoeirinha
– Em Cachoeirinha, não terá Carnaval adulto, mas haverá festa comunitária para as crianças. O Carnaval infantil será dia 27 de fevereiro, das 15h às 18h, na quadra da Escola Professor Antônio Ivo Rech, na Rua Espanha, 811.
Canoas
– Em janeiro, a prefeitura de Canoas anunciou que não vai realizar o Carnaval com a utilização de recursos públicos. A Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (SMCT) está em busca de recursos privados para a realização deste e outros eventos culturais da cidade.
Gravataí
– A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) informou que não haverá a realização das atividades de Carnaval este ano pelo fato da Acadêmicos de Gravataí (única escola de samba em atividade na cidade), estar com prestação de contas em aberto com a prefeitura.
Sapucaia do Sul
– Em Sapucaia do Sul, a prefeitura não realiza desfile de Carnaval desde 2015 para redução de custos aos cofres públicos.
Novo Hamburgo
A Secretaria Municipal da Cultura de Novo Hamburgo, em acordo com as entidades carnavalescas, optou por não realizar o Desfile das Escolas de Samba em 2019.
Onde haverá blocos de rua
Eldorado do Sul
– Em Eldorado do Sul, no dia 8 de março, haverá reunião de diversos blocos, às 20h, na Praça Fabrício Correa Borges (Avenida Emancipação s/nº). O evento é gratuito.
Viamão
– Historicamente, Viamão possuía um Carnaval participativo, mas neste ano será comemorado com a muamba. Ainda não há data definida, mas a previsão é de que ocorra no dia 10 de março, no bairro Planalto (Rua Montenegro) ou Santa Isabel (Avenida Liberdade).