Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre um projeto de lei que propõe dar o nome de Paulo Sant’Ana a uma das rótulas que dá acesso à Arena do Grêmio, entre os bairros Farrapos e Humaitá, na Zona Norte da capital. A matéria foi protocolada em julho do ano passado e deve ir à votação em plenário nos próximos dias.
A rótula que deve receber o nome do cronista fica no entroncamento das avenidas Padre Leopoldo Brentano e A. J. Renner com a Rua José Pedro Boéssio e dá acesso à Arena do Grêmio, time do coração de Sant'Ana.
De acordo com o autor do projeto, vereador Moisés Barboza (PSDB), a ideia inicial era dar o nome do jornalista ao trecho da Rua Voluntários da Pátria que vai do Santuário Nossa Senhora dos Navegantes até o estádio gremista.
– Isso tornaria o processo mais complicado, pois é uma via que já tem denominação e poderia gerar algum transtorno aos moradores – explica o vereador. A escolha pela rótula, segundo ele, foi uma sugestão da administração municipal.
O projeto deve ser votado pelos vereadores nas próximas duas semanas. Se a homenagem for aprovada, a rótula receberá uma placa com o nome de Paulo Sant’Ana e a descrição “jornalista e colunista gaúcho”.
– Não devemos ter nenhum vereador contrário. Todos os colegas, de todas as bancadas, consideram a homenagem justa – afirma Barboza.
Morto em 19 de julho de 2017, Francisco Paulo Sant’Ana era torcedor fanático do Grêmio, o que resultou em um convite para participar do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, no começo da década de 1970. Em 1971, passou a escrever uma coluna em Zero Hora e, nos anos seguintes, atuou como comentarista no Jornal do Almoço, da RBS TV.
Ele também foi vereador de Porto Alegre por três legislaturas: as duas primeiras (1973/1977 e 1978/1983) pela Arena (hoje PP) e a última (1984/1988) pelo PMDB (hoje MDB).