A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira (7) algumas mudanças na vestimenta dos taxistas da capital. Além de autorizar o uso de bermuda durante o verão, a medida também permite uma série de roupas como blusas e saias para as mulheres, antes proibidas. Até então, os condutores de ambos os sexos tinham de usar o mesmo padrão de vestuário.
A resolução com as novas normas deve ser publicada no Diário Oficial de Porto Alegre até a próxima segunda-feira (11) e atende a uma reivindicação na categoria. Pelo novo regramento, todos os taxistas poderão usar bermudas durante o expediente, do início do verão (a regra permanece válida para os próximos anos) até o dia 31 de março. A peça deve ser de jeans, sarja ou social, de cor única e com o comprimento sobre ou abaixo do joelho.
Para as taxistas mulheres, será permitido o uso de blusas e camisas com colarinho, desde que em cor única, assim como saias com o comprimento abaixo do joelho, calças tipo “pescador”, coletes, sapatilhas e sandálias presas ao pé – exceto o tipo chinelo. O novo padrão de vestimenta feminino vale para o ano todo.
– O calor tem sido intenso e o uso da bermuda, dentro das normas estabelecidas, garantirá um maior conforto na prestação do serviço. Sobre as mulheres, a resolução proporcionará, pela primeira vez, um padrão de vestimenta bem mais apropriado ao gosto das condutoras – afirmou o diretor de operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Fabio Berwanger.