À 0h deste sábado, a BR-290 (freeway) foi bloqueada nos dois sentidos na entrada e saída de Porto Alegre. A previsão da superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (Dnit-RS) é de que a interdição se estenda até as 14h de domingo (24). Entretanto, não está descartada a liberação do trânsito antes do prazo, como ocorreu no primeiro bloqueio, quando a operação terminou às 23h20min de sábado (9), 14 horas antes do estimado. Veja abaixo os desvios.
O procedimento, que começou às 17h desta sexta-feira (22) com a interrupção do fluxo em uma faixa no sentido Litoral-Capital, é necessário para o içamento de duas vigas que compõem as alças de acesso da nova ponte do Guaíba. O bloqueio ocorre entre o Km 94 e o Km 95 — da região do aeroporto Salgado Filho ao entroncamento com a BR-290/116, na primeira ponte.
“As equipes do Dnit estão enviando esforços para repetir a operação nos moldes do ocorrido no sábado (9), visando a segurança dos usuários”, afirmou a autarquia, por meio de nota.
A interdição de agora estava prevista para ocorrer nos dias 16 e 17 de fevereiro, mas foi adiada por conta da previsão de chuva.
No final de semana em que ocorreu a primeira interdição, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou grandes transtornos nas rodovias federais próximas à obra. Mesmo assim, mobilizará novamente equipes de reforço para orientar os motoristas. A previsão é de lentidão no trânsito nas proximidades do bloqueio no sábado pela manhã, no sentido Porto Alegre-Litoral.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também não recebeu registros de problemas nos desvios feitos no perímetro urbano da Capital e, novamente, colocará agentes para acompanhar os caminhos alternativos. A estatal indica aos condutores que saem da capital que evitem o trânsito na região das avenidas Castello Branco e Farrapos. Já os veículos oriundos do Litoral devem priorizar o acesso pela Avenida Assis Brasil.
De acordo com o Dnit, a obra da nova ponte sobre o Guaíba está 80% concluída. O término está previsto para o final de 2019.
Veja os desvios:
Caminhos para quem sai de Porto Alegre
Se o destino for Guaíba ou Eldorado do Sul, devem contornar a rótula em direção à BR-290/116. Para os outros locais, devem desviar pela Avenida Voluntários da Pátria. Nesse caso, haverá uma entrada para voltar à BR-290 pouco depois do cruzamento com a Rua Frederico Mentz. Em seguida, podem tanto acessar BR-448 quanto seguir pela própria freeway em direção ao Litoral. Os motoristas saírem do centro pela Voluntários da Pátria, no entanto, serão obrigados a acessar a Avenida Sertório.
Caminhos para quem chega em Porto Alegre
Desvio 1 - Do Litoral Norte pela BR-290
Veículos precisam desviar ainda na região do aeroporto. Podem acessar a BR-116, em direção a Canoas ou à Capital. No segundo caso, devem seguir por Avenida dos Estados e Avenida Farrapos, rumando para a BR-290/116 ou para o centro de Porto Alegre. Se o objetivo for chegar à BR-448, devem seguir pela Avenida A.J. Renner e Padre Leopoldo Brentano.
Desvio 2 - Da BR-116
Veículos não poderão acessar a BR-290 em direção ao centro da Capital. Por isso, devem seguir pela Avenida dos Estados e pela Avenida Farrapos, rumando para a BR-290/116 ou para o centro de Porto Alegre. Se o objetivo for chegar à BR-448, devem seguir por A.J. Renner e Padre Leopoldo Brentano. O contorno em direção ao Litoral estará liberado. Quem vem de Canoas não poderá acessar a Rua João Moreira Maciel e deve seguir pela Avenida Ernesto Neugebauer.
Desvio 3 - Da BR-448
Como o acesso direto a Porto Alegre será bloqueado, podem contornar o entroncamento com a BR-290 e seguir pela própria freeway em direção a Cachoeirinha. Se o destino for a região central, devem acessar a Avenida Padre Leopoldo Brentano e dobrar na Avenida A.J. Renner. Desta, podem seguir pela BR-290/116 em direção a Guaíba, seguir pela Avenida Farrapos em direção ao Centro ou acessar a Terceira Perimetral.
Desvio 4 - Da BR 290/116
Se o destino for o centro de Porto Alegre, os motoristas devem acessar a Avenida Castello Branco. Do contrário, devem seguir pelas avenidas Sertório e Farrapos. Para acessar a BR-448, o desvio será pela Avenida A.J. Renner. Para chegar à BR-116 ou à freeway em direção ao Litoral, o caminho é a Avenida dos Estados.