A emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) ficará fechada para atendimento a partir desta sexta-feira (15). O fechamento por 20 dias ocorre para limpeza nos dutos de ar-condicionado e manutenção do espaço.
Segundo a instituição, a suspensão do atendimento para limpeza é uma exigência legal da Vigilância Sanitária, já que os aparelhos acumulam bactérias e fungos que podem se propagar pelo ambiente, colocando em risco a segurança de pacientes e profissionais.
A emergência será fechada às 7h de sexta-feira e só retomará as atividades em 6 de março. Nesse período não fará atendimento geral e receberá somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O espaço atende, em média, 60 adultos e 32 crianças por dia, além dos pacientes que precisam permanecer internados na instituição.
Conforme a assessoria de imprensa do HCPA, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais órgãos ligados à área foram notificados com antecedência da suspensão no atendimento. O fechamento da emergência deve fazer com que unidades básicas de saúde e outras emergências de hospitais tenham movimentação acima da média.
Como ficará o atendimento emergencial no Clínicas durante o período
A Secretaria Municipal de Saúde informou, por meio de nota, que no plano apresentado pelo hospital "constam boxes de atendimento de urgências adulto e pediátrico em funcionamento 24 horas na própria área da emergência, para situações extremas, como paradas cardíacas e chegada do Samu".
Ainda conforme a secretaria, leitos para adultos serão preparados no 9º andar do hospital para atenderem as demandas do Samu já estabilizadas. Os leitos pediátricos serão realocados ao 10º durante o período.
Além disso, o Núcleo Interno de Regulação do HCPA e o Time de Resposta Rápida do hospital estarão em contato sistemático com a Central de Leitos de Porto Alegre para o recebimento de pacientes da Rede de Pronto Atendimentos e demais portas de emergência que tenham indicação de internar nas enfermarias e UTIs do Clínicas.