A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) divulgou nesta quinta-feira (7) o relatório de balneabilidade para as praias dos bairros Lami e Belém Novo, ambos na Zona Sul de Porto Alegre. De acordo com a pasta, três pontos analisados são considerados adequados para banho.
Dos seis locais examinados, os postos 1 e 2 do Lami (ambos com acesso pela rua Luiz Vieira Bernardes) e o posto 3 do Belém Novo (Praia do Veludo, em frente à interseção das avenidas Beira Rio, Pinheiro Machado e rua Antônio da Silva Só) são apropriados para os banhistas.
Já os postos 1 e 2 do Belém Novo (Praça Comunal e Praia do Leblon) e o posto 3 do Lami (avenida Beira Rio, em frente ao nº 510) são considerados impróprios. Por questões de saúde e segurança, a Smams desaconselha o banho em outros locais da orla de Porto Alegre.
Conforme dados da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), os principais fatores que levam à baixa qualidade das águas são os lançamentos de esgotos, resíduos industriais e lixo domiciliar, além das águas poluídas dos rios Gravataí e Sinos, dois dos que desembocam no Delta do Jacuí, formando o lago Guaíba. Com as chuvas dos últimos dias, o transporte de resíduos de esgoto aumenta, agravando o problema da qualidade das águas do Guaíba.