O alarme de incêndio do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, disparou duas vezes na manhã desta segunda-feira (18), por volta das 9h30min. Quem estava no prédio foi orientado a sair do local.
Após verificarem que não havia fogo no edifício, equipes dos Bombeiros afirmaram que um problema – ainda não há confirmação se no equipamento ou um foco de fumaça — teria feito o alarme disparar. Os trabalhos no prédio foram retomados ainda pela manhã.
Em nota, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Estado (Seplag), que funciona no local, afirmou que irá apurar o que fez o alarme disparar.
Confira a nota na íntegra:
"O sistema de alarme de incêndio instalado no Caff – Centro Administrativo do Estado disparou, por duas oportunidades, na manhã desta segunda-feira (18), determinando a evacuação dos funcionários do prédio como medida de prevenção. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros deslocou-se ao local em tempo apropriado e não identificou qualquer foco de incêndio e, em seguida, os servidores públicos foram orientados a retornarem ao local de trabalho.
A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) já determinou uma apuração das causas que levaram o sistema de alarme a disparar o sinal sonoro (problema no próprio equipamento ou um efetivo foco de fumaça).
A secretaria informa, também, que um novo Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) já tem a aprovação das autoridades para sua implementação junto ao Caff, e que as demais medidas preventivas (como extintores) estão dentro das normas exigidas.
Assessoria de Comunicação Social — Seplag"