O trabalho na escola estadual David Canabarro, no bairro Jardim Leopoldina, em Porto Alegre, começou antes do ano letivo. Desde o dia 2, alunos, ex-alunos, professores, pais e vizinhos se reúnem para limpar, recolher o lixo, pintar e reformar o espaço. O objetivo é transformá-lo em um lugar melhor para a educação dos estudantes em 2019 — as aulas na rede estadual serão retomadas em 20 de fevereiro.
A ideia de fazer melhorias no espaço surgiu de conversas entre professores, segundo Iasmine Freitas, 45 anos, que dava aula de artes até o ano passado na escola. A ex-professora tem ido até o local pintar, limpar e reformar estrutura e objetos do colégio, que tem alunos do Ensino Fundamental. No total, cerca de 25 voluntários participam da ação.
— Era nosso sonho modificar (a escola), porque estava toda detonada. Ainda tem muito para fazer. Nossa ideia é tornar esse um lugar mais acolhedor, antes do ano letivo começar — conta ela.
O material, como tintas e lixas, foi fornecido pela comunidade. Mas, para alcançar o objetivo por completo, o grupo pede mais doações. Os itens que faltam são: rolos, pincéis, tinta, forro de PVC e caixas e tampas para vasos sanitários. Bolas, rede de vôlei e materiais escolares, como lápis de cor e folhas, também estão em falta.
Interessados em colaborar podem entrar em contato com a direção pelos telefones (51) 99430 8475 ou (51) 9 8144 1343.