O sábado, 1º de dezembro, foi de muita carne na brasa e chope de qualidade num dos mais badalados points da capital gaúcha, a Praça Japão, no bairro Boa Vista. Aconteceu ali a quarta edição do Mestres Assadores, um campeonato de churrasco a céu aberto. Tudo por uma boa causa: ajudar a instituição WimBelemDon, que ensina tênis para 60 crianças em situação de risco e propicia desenvolvimento integral a cada aluno. Por introduzir os garotos no esporte do tênis, o projeto social adotou no nome o trocadilho em relação ao famoso campeonato de Wimbledon.
Os participantes da competição, todos churrasqueiros amadores, assaram cortes de carne ao vivo, em mini-parrillas, com tempo cronometrado. Um júri requisitava, de surpresa, o ponto da peça, o sabor e a apresentação. Os assados mais disputados - em popularidade - foram o entrecot e o "asado de tira" (costela fina, cortada à moda uruguaia). As disputas foram analisadas por seis jurados.
- O menos importante é a competição. O que vale é a confraternização em torno da carne, algo de que nós, gaúchos, entendemos bem - resume o Chef e mestre assador Leonardo Albuquerque, da empresa Assado Patagônico, um dos jurados.
O evento tem uma curiosidade: ao invés de ganhar, os participantes investem dinheiro na competição. Cada Mestre Assador pagou R$ 250 pela inscrição, dinheiro doado para o WimBelemDon. A entidade também se beneficiou da venda de hambúrgueres, churrasco e bebida em barracas dispostas por toda a Praça Japão e que não tinham objetivo de lucro, só benemerência. No ano passado o Mestres Assadores arrecadou R$ 30 mil num dia e a expectativa é que isso seja superado em 2018.
O evento foi organizado pelo restaurante Fazenda Barbanegra e teve doações de diversas empresa.
- Ocorreram doações de carnes e bebidas, que foram vendidas para arrecadar dinheiro para custear o WimbelemDon - resume Heloísa Ramos, sócia do restaurante.
O WimbelemDon completou a maioridade, 18 anos. Após um incêndio em abril deste ano ter destruído parte da estrutura e dos materiais utilizados pelas crianças, o projeto depende cada vez mais da comunidade para seguir em funcionamento, o que torna o evento ainda mais relevante, define Marcelo Ruschel da Costa, idealizador do WimbelemDon.
Foi esse o espírito que levou o advogado Rafael Furtado a se arriscar no torneio de churrasco neste sábado. Ex-tenista, ele se esmerou no entrecot. Questionado sobre o segredo do bom churrasqueiro, ele ensinou:
- O mais importante é se divertir. Em segundo lugar, comer. E, claro, ajudar essa gurizada, porque o projeto é meritório - resume Furtado.
Os vencedores:
1º - Vitor Binsfeld
2º - Lucas eichemberg
3º - Felipe Trindade
4º - João Wolf
O que é o WimBelemDon
O WimBelemDon é um projeto social localizado no bairro Belém Novo, na zona sul de Porto Alegre, que tem como objetivo incluir crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social por meio do tênis. Os jovens são submetidos a uma seleção.
O tênis é o principal chamariz para atrair e fidelizar as crianças e adolescentes atendidos. As atividades são oferecidas no turno inverso ao escolar e os educandos recebem lanche e almoço, diariamente.
O nome é inspirado no torneio mais antigo da modalidade, o Wimbledon, realizado anualmente em Londres.
Criado em 2000, o projeto tem:
Oficinas Esportivas de Tênis
Oficinas Esportivas Recreativas
Oficinas de Psicologia
Oficinas de Psicologia do Esporte
Práticas de Bem-estar e relaxamento
Laboratórios de Aprendizagem
Oficinas de Alfabetização e Contação de Histórias
Oficinas Culturais de Artes
Oficinas Culturais de Cinema