A morte de Tarciso Flecha Negra (PSD) precipitou uma mudança na composição da Câmara Municipal de Porto Alegre para antes do início da próxima sessão legislativa, quando está previsto o ingresso de cinco parlamentares para as vagas dos eleitos em 2018. Cláudio Conceição (DEM), 50 anos, assumiu a cadeira na quinta-feira (6).
A substituição por um político de outro partido se dá pelo o fato de o PSD de Tarciso ter concorrido em 2016 ao lado de DEM e PHS. Conceição é o primeiro suplente da coligação, fez 2.887 votos e substituiu em diferentes oportunidades os outros dois parlamentares do DEM, Reginaldo Pujol e Dr. Thiago, que foi eleito deputado estadual neste ano.
— Minha pauta é a segurança, sou oriundo da Polícia Civil, mas vamos trabalhar também na fiscalização do direito do consumidor. E minha primeira frente parlamentar será a da esclerose múltipla. Meu foco não é tanto lei, é fiscalização, ver se as verbas estão sendo aplicadas, os buracos nas ruas, a capina — afirma o parlamentar.
Conceição deve seguir o posicionamento do partido em relação ao governo Marchezan: declara-se independente. Em relação ao futuro presidente da República, é um apoiador — concorreu a deputado estadual em 2018 (fez 13.579 votos) com discurso forte pró-segurança e em favor de Jair Bolsonaro (PSL).
— Estamos alinhados ao governo Bolsonaro — afirma, citando o fato de o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM) ser o escolhido para a Casa Civil.