Porto Alegre

Folia em xeque

 Blocos e prefeitura se reúnem com Ministério Público para tentar manter Carnaval na Cidade Baixa

Realização do evento no bairro foi proibida por decisão liminar da Justiça no começo de novembro 

Jéssica Rebeca Weber

Enviar email
Robinson Estrásulas / Agência RBS
Carnaval de rua levou milhares à Cidade Baixa no começo do ano

Representantes de blocos de Carnaval de rua e da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre se reuniram na tarde desta quinta-feira (6) com o Ministério Público (MP) na tentativa de construir uma proposta que viabilize a festa na Cidade Baixa. No começo de novembro, o evento foi suspenso: em caráter liminar, a Justiça acatou um pedido feito pelo próprio MP, levando em consideração o argumento de que os oito dias de festividades na região em 2018 foram além do "limite da suportabilidade". 

Segundo o secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, nesse encontro foram discutidos datas, duração e locais dos desfiles. Ele reitera que a ideia é diminuir o número de dias do evento na Cidade Baixa, levando mais blocos para a região da orla do Guaíba junto ao Parque Marinha do Brasil.

— Seriam mantidos na Cidade Baixa apenas os oriundos do bairro — adianta. 

Por meio de assessoria de imprensa, a promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre Annelise Steigleder afirmou que só se pronunciará sobre o assunto após a audiência judicial, que ocorrerá na terça-feira (11). 

Na reunião desta quinta, a prefeitura também apresentou um esboço de caderno de encargos, com detalhes como quantidade de banheiros químicos, tamanho dos carros de som, sinalização da área e responsabilidades — órgãos como Guarda Municipal, Empresa Pública de Transporta e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Procuradoria-Geral do Município estão participando da elaboração. 

Embora a decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central tenha proibido a realização do Carnaval de rua na Cidade Baixa até que fosse elaborado um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), essa medida não está avançando: a prefeitura alega que não tem recursos para realizá-lo e que não há tempo hábil para buscar alternativas. 


Blocos serão cadastrados nesta sexta

Será realizada nesta sexta-feira (7), às 14h30min, reunião com os representantes dos blocos carnavalescos que pretendem participar do Carnaval de rua de Porto Alegre em 2019 — incluindo os da Cidade Baixa. 

No encontro, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Erico Veríssimo, 307, Menino Deus), a Secretaria de Cultura fará o cadastramento de todos os blocos, que poderão tirar suas dúvidas sobre o evento de 2019. Maricato ressalta que é fundamental o comparecimento de representantes dos grupos:

— Para desfilar, eles vão ter que ter o cadastro na prefeitura, porque precisamos saber o tamanho do Carnaval de rua, quem são eles, onde residem. Não vai ser autorizado nenhum desfile se não tiver cadastramento. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Atualidade

08:10 - 10:00