Embora o efeito inicial do F1 Experience — evento programado para ocorrer na orla do Guaíba no sábado (10) — seja o impacto no trânsito, a prefeitura de Porto Alegre acredita que os benefícios compensarão os transtornos. No início da manhã desta segunda-feira (5), os motoristas que passaram pelo trecho entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias tiveram dificuldades de locomoção devido aos bloqueios na região.
— É extremamente importante mostramos a imagem dessa nova orla, que é um cartão postal de Porto Alegre. O setor de eventos e turismo movimenta as atividades econômicas, com isso, retomamos o processo de crescimento — afirmou o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos, no Timeline.
De acordo com o secretário, o turismo representa 4,6% da cidade e arrecada anualmente cerca de 27 milhões em Impostos Sobre Serviços (ISS):
— É uma contribuição de pessoas de fora, que vêm e gastam, beneficiando desde pequenos artesãos e comerciantes até empreendimentos de grande porte. Talvez cause alguns transtornos, mas o turismo é um aprendizado.
O evento é gratuito e será realizado no próximo sábado (10), entre 10h e 16h. Cerca de 30 mil pessoas devem comparecer à orla para acompanhar a experiência completa de uma corrida de Fórmula-1, que contará com a presença do piloto Rubens Barrichello.