A Praça Alberto Ramos, em Porto Alegre, deixou de abrigar ratos para abrigar um amontoado de lixo. Após ser notificada pela Vigilância Sanitária do município, a empresa que utiliza o terreno teria até 20 de setembro para remover a sujeira, mas não cumpriu o prazo. Em vez de removerem as roupas, móveis e eletrodomésticos aos pedaços, empilharam tudo em um monte com quase dois metros de altura.
Definhando desde 2013, o local foi cercado por tapumes para servir como um canteiro de obras da trincheira da Avenida Plínio Brasil Milano. A construção, prevista para ficar pronta até a Copa de 2014, jamais saiu do papel.
Agora, a empresa responsável pela trincheira e pelo cercamento do terreno, Consórcio PCS (composto por Construtora Pelotense, Conpasul e Serkia), será multada entre R$ 4,01 e R$ 8.020. A companhia tem até o dia 11 deste mês para apresentar defesa a uma comissão judicante da prefeitura.
O presidente da Construtora Pelotense, Luis Roberto Ponte, que integra o consórcio PCS, informou que os materiais foram amontoados para facilitar a retirada. Ele afirma que o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi acionado para retirar os materiais por causa da dificuldade em "dar um destino correto" ao lixo, que está misturado. Reiterando que a praça é de responsabilidade do município — ainda que bloqueada —, o empresário afirma que irá se defender à comissão judicante.
— Com nossa colaboração graciosa, salvamos a comunidade de suas aflições e inseguranças, mesmo com o terreno sendo da prefeitura — disse Ponte.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.