Fiéis de igrejas evangélicas se concentraram neste sábado (20), no centro de Porto Alegre, para orações, caminhada e abençoar autoridades governamentais. Chamado de Marcha para Jesus, o evento reuniu representantes de dezenas de denominações evangélicas no Largo Glênio Peres, no coração da Capital, com apresentações artísticas e mensagens de exaltação a Deus.
A celebração começou pela manhã com orações conduzidas por pastores, intercaladas por apresentações de bandas de música gospel sobre um caminhão de som. Vereadores de Porto Alegre e de cidades vizinhas ligados a igrejas evangélicas marcaram presença, vestindo camisetas com símbolos religiosos e sem identificação partidária.
— Nossa festa não tem conotação e nem pode ter cunho político. Nosso grande objetivo é abençoar a cidade e as autoridades, independente de partido que está no poder — afirmou o pastor Hamilton Sossmeier, da Igreja Evangélica Quadrangular, presidente do Presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos de Porto Alegre (Cimepa).
Segundo Sossmeier, houve recomendação prévia para quem, eventualmente, tivesse interesse em fazer campanha eleitoral, não participasse da marcha.
— Até pensamos em adiar a data para não gerar alguma tipo de especulação ou vinculação política, mas ficaria muito complicada a mudança de data porque precisaria alterar agendas das igrejas e as licenças da prefeitura — explicou.
Além de denominações evangélicas da Capital, também participaram integrantes de igrejas de Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Guaíba, Gravataí, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.
À tarde, por volta das 16h30min, os fiéis iniciaram a Caminha da Paz. Acompanhados por dois carros de som, o grupo seguiu pela Avenida Borges de Medeiros e Rua Jerônimo Coelho, chegando até a Rua Duque de Caxias. Diante do Palácio Piratini e da Praça da Matriz, pastores proferiram votos de proteção divina.
— Está escrito na Bíblia que devemos orar pelas autoridades que estão acima de nós — afirmou o pastor da Igreja Assembleia de Deus, João Antônio de Souza Filho.
Ao final do evento, os fiéis retornaram em caminhada ao Largo Glênio Peres para mais orações. A Marcha para Jesus é realizada em Porto Alegre sempre em outubro, desde 1993, e tem origem na Inglaterra no mesmo ano.