Uma tarde para promover o contato entre crianças e jovens aptos a adoção e adultos postulantes à maternidade e paternidade. Esse é o objetivo do Dia Estadual do Encontro, que será realizado no dia 20 de outubro, em Porto Alegre.
— Queremos promover diversão e convivência. É o mês da criança, então vamos levar os jovens do acolhimento para um outro espaço. Vão ser desenvolvidas várias oficinas com atividades lúdicas, lanche coletivo e apresentações. Tudo isso com a participação dos adultos — explica a juíza-corregedora e coordenadora da Infância e da Juventude, Nara Cristina Saraiva.
Já realizado em algumas cidades do Interior do Rio Grande do Sul, o evento ocorrerá pela primeira vez na Capital. De acordo com Nara, o evento é feito justamente para promover o contato entre pretendentes a adoção registrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e crianças e adolescentes que ainda não tiveram o perfil identificado como semelhante àqueles apontados nas preferências de adultos.
— Criamos o projeto em cima da disposição legal do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O artigo 197C inclui um parágrafo que diz que sempre que possível e recomendável, haverá um contato entre postulantes e crianças e jovens em regime de acolhimento institucional. Não vão ao encontro aquelas crianças cujo perfil viabiliza algum pretendente — explica.
As inscrições estão abertas e são restritas para as famílias de Porto Alegre. Os interessados devem preencher este formulário até o dia 15 de outubro.