Em meio ao público que se avolumava no fim da manhã desta sexta-feira (7), primeiro dia oficial de Acampamento Farroupilha, um maragato para lá de sereno contemplava o movimento esparramado na sombra sobre uma grama rala, junto a um das dezenas de piquetes. À vontade no ambiente campeiro criado no Parque Maurício Sirotksy Sobrinho, Júnior, um cusco legítimo, era representante de um contingente minoritário entre os frequentadores do evento gaudério, microcosmo onde os mascotes que abundam são os equinos.
— Nós montamos o piquete aqui há 17 anos, e ele já vinha junto. Agora, deve ter uns 18 ou 19 anos. Até tenho uns outros (cachorros), de “marca”, mas eu gosto do guaipequinha mesmo — sorri Oberon Silva dos Santos, 65 anos.
Responsável pelo Piquete Maragatos da Zona Sul, Santos faz questão de identificar Júnior como os revolucionários, com um lenço vermelho no pescoço. O cachorro fica livre para circular pelo parque — devido à idade avançada, dá preferência às lagarteadas. A ausência de alguns dentes faz com que abra mão do churrasco, comendo a mesma comida que o dono: arroz, feijão e carreteiro.
O vira-latas não é o único mascote de piquete no Acampamento Farroupilha, onde o perfil dos pets é diverso. Com cara, jeito e tamanho de cachorro de apartamento, o pug Theo, de dois anos e meio, fez sua estreia no piquete Mango e Maneia neste ano. Parecia lidar com sentimentos ambíguos: divertia-se circulando livremente e recebendo atenção das crianças em frente ao piquete, mas ficou na vontade diante dos espetos de carne que iam ao fogo perto da hora do almoço.
— Ele está adorando. É bem tranquilo, fica sempre ao redor. Mas não damos carne, só ração — conta a manicure Adriana Sales, 44 anos.
Moradores da Capital, Adriana e o companheiro, Juliano, acampam no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho há uma década. Essa foi a primeira vez que levaram um mascote para o retiro tradicionalista. Pretendem deixá-lo com a cara do evento: no fim de semana, o pug vestirá bombacha e camisa branca, como um bom gaudério.
Interessado nos pôneis que realizam passeios pelo acampamento, o shitsu Bob já chegou a caráter no acampamento. Preso ao pescoço, levava as cores da bandeira gaúcha em um lenço que, dias antes, ganhou de presente da dona da pet shop que frequenta, em Viamão.
— Ele gosta de cavalo. Quando enxerga um, eu perco a doma — comenta a professora de pilates Thamires Machado, 29 anos.
Frequentadora assídua do evento, Thamires conta que tenta manter o cachorro de oito anos dentro dos limites do piquete. Quando bate o tédio e o mascote desembesta a latir, circula com ele preso à coleira — que ele puxa, apressado, enquanto a dona conversa com a reportagem.
Já o casal Afonso Augusto e Daniela Orabe optou por levar a salsicha Cuca no colo. O motivo foi menos o temor de uma eventual perda da mascote do que o cansaço pela caminhada que o trio, vestido com roupas de estampa camuflada, fez do bairro Santana até a Avenida Edvaldo Pereira Paiva, onde foram acompanhar o desfile de 7 de Setembro.
— Sempre levamos ela no desfile, mas no acampamento é a primeira vez, porque não sabíamos se podia ou não. Ela só implica um pouco com criança. De resto, é bem tranquila — diz o policial civil.
Minoria entre os frequentadores do Acampamento Farroupilha, onde a movimentação intensificou-se a partir do meio-dia, os cachorros têm passe livre: segundo a assessoria de imprensa do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), não há restrições à circulação desse tipo de mascote. Aves são proibidas. Já os cavalos, maioria entre os animais do parque, só podem circular na fazendinha no fim de semana do rodeio. O acesso à área central só é permitido na chegada da chama crioula, que marca a abertura oficial.
Veja os destaques da programação do fim de semana:
7 de setembro (sexta-feira):
18h: Chegada da Chama Crioula e Abertura Oficial, no Palco Principal
21h30min: Show de Pedro Ortaça, no Palco Principal
8 de setembro (sábado):
15h às 20h30: Apresentação dos campeões do Enart 2017 no Palco Principal
20h: Tributo a Paixão Côrtes, no Galpão RBS
9 de setembro (domingo):
9h às 14h: Festival de Trova, no Palco Principal
19h30min: Show com Cristiano Quevedo, no Palco Principal